quinta-feira, 28 de maio de 2015

Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna

>>> Hoje, 28 de maio, comemorou-se o Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, criados a partir da mobilização de mais de duas décadas do movimento pela saúde das mulheres. 
Diversas casas legislativas promoveram solenidades assinalando a data e estratégias nos âmbitos municipal e estadual para a redução dos índices de mortalidade materna e a execução do Pacto Nacional pela Redução da Mortalidade Materna, formulado pelo Ministério da Saúde.  
Dados mostram que a Bahia tem uma das maiores taxas de mortalidade materna do Brasil.


segunda-feira, 25 de maio de 2015

HOJE É O DIA NACIONAL DA ADOÇÃO


> Não posso deixar de elogiar a campanha lançada pela Defensoria Pública da Bahia, que visa estimular a adoção de crianças e adolescentes. Esta é a campanha:

"Eles não foram gerados nem amamentados por aquela mãe. Não possuem os mesmos traços físicos daquele pai. Mas são amados e criados como se assim o fossem. São os chamados ‘filhos do coração’. Na semana em que se comemora o Dia Nacional da Adoção (25 de maio), a Defensoria Pública da Bahia intensifica a ‘Ação Cidadã Ame e Adote’. 

A campanha tem dois objetivos - estimular famílias que já cuidam de crianças e adolescentes a adotarem esses jovens, garantindo direitos, além de fomentar a adoção de crianças e adolescentes que vivem em creches e abrigos com requisitos para serem adotados. A adoção garante ao adotado todos os direitos legais como se filhos biológicos fossem.

Aguardando para adotar

Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) há no Brasil 33 mil pretendentes aguardando na fila de adoção. 
O número de crianças e adolescentes aptos a serem adotados é bem menor, chegando a 5,6 mil. 

Segundo a subcoordenadora da Especializada de Defesa da Criança e Adolescente, Maria Carmen Novaes, a conta não fecha em razão do perfil desejado pelas famílias brasileiras para adoção - 30% dos pretendentes querem crianças recém-nascidas, brancas e do sexo feminino. 

Na Bahia, o cenário é semelhante. Embora 8 mil pretendentes queiram adotar, 70% dos cerca de 1.600 jovens em situação de adoção são pardos ou negros. O que torna a decisão de uma família em adotar alguém fora do padrão preferencial um ato ainda mais especial.

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) podem adotar maiores de 18 anos, não importando o estado civil. É preciso haver ainda uma diferença mínima de 16 anos entre quem vai adotar e quem será adotado. A adoção garante à criança ou adolescente a possibilidade de adquirir direitos patrimoniais e sucessórios, além da inclusão do sobrenome da nova mãe/pai no registro civil. 



sexta-feira, 22 de maio de 2015

MARCELO NILO MINISTRA PALESTRA PARA ESTUDANTES

> ATITUDE BACANA E SIMPÁTICA
Nosso amigo deputado Marcelo Nilo, sempre votado em nosso Município e região, presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, participou de uma palestra seguida de debate com estudantes da segunda e terceira séries do ensino médio. 

Nilo falou sobre o funcionamento e o papel do Poder Legislativo, da reforma política em tramitação no Congresso Nacional, do momento político e de sua experiência de vida. 

Explicou a importância do Legislativo não apenas para fazer leis e fiscalizar os demais poderes, mas também por funcionar como canal de interlocução da sociedade com o Poder Público. 

Nesse aspecto frisou o caráter “desarmado e transparente” da Assembleia e dos avanços obtidos nos últimos anos, quando a sociedade organizada – ou não – encontrou amparo e voz para seus reclamos através da Casa e dos seus integrantes. 

O deputado Marcelo Nilo também tratou das dificuldades econômicas que atingem o país, ressaltando que após este ano (2015) de dificuldades poderemos ter um crescimento sustentável já no próximo ano, sem abdicar das conquistas dos últimos 12 anos, quando 30 milhões de brasileiros saíram da pobreza. 

Ele abordou o programa editorial que a Assembleia executa que só em sua gestão lançou 154 livros, todas obras de valor histórico ou cultural que proporcionam às novas gerações acesso a conteúdos só disponíveis nos sebos a preços proibitivos. 

Depois houve um debate com os cerca de 70 estudantes presentes, que fizeram críticas duras ao sistema político e seus representantes e manifestaram preocupação com a qualidade de ensino que recebem. Queixaram-se igualmente das condições físicas do estabelecimento (especialmente dos problemas ocorridos quando chove) entre outros temas. Todas as perguntas foram respondidas com urbanidade pelo deputado Marcelo Nilo que se comprometeu a buscar na Secretaria de Educação a solução para os problemas apontados. 

Muito bom, deputado!

quinta-feira, 21 de maio de 2015

IDEIAS E PROPOSTAS PARA O PRÓXIMO PREFEITO DE NOVA VIÇOSA: CICLOVIAS E ESTÍMULO AO USO CADA VEZ MAIOR DE BICICLETAS NO DIA A DIA – TRABALHO E LAZER

   >  Percebo que a mania das bykes está na moda. E não é apenas uma moda passageira não, mas uma tendência que veio pra ficar, porque é saudável, inteligente, chique e não polui.

E assim caminha e pedala a humanidade...
Com fé em Deus, em breve teremos ciclovias em
Posto da Mata e em todas as localidades do
nosso Município. Questão de vontade política.
O nosso próximo prefeito deve criar programas de construção de ciclovias e estímulo ao uso de bicicletas no dia a dia, durante a semana e aos sábados e domingos, não somente no trabalho, mas principalmente como atividade de lazer.

É uma tendência nas cidades consideradas mais modernas do mundo.

Será bonito e muito legal ver cada vez mais pessoas pedalando em Nova Viçosa, curtindo a beira da praia; em Posto da Mata, Argolo, Helvécia, 87, Bela Vista e Colônia Nova.

Vamos que vamos!!!


segunda-feira, 18 de maio de 2015

FRATERNIDADE FEMININA EM AÇÃO


> Um bonito trabalho social é desenvolvido regularmente no distrito de Posto da Mata pelas integrantes da Fraternidade Feminina "Mensageiras do Bem", como braço direito da Loja Maçônica Inconfidência Baiana, jurisdicionada pelo Grande Oriente Estadual da Bahia (GOB).
Um trabalho digno de elogios e reconhecimento. Solidariedade e amor ao próximo estão em primeiro plano no dia a dia dessas mulheres extraordinárias.

A Fraternidade Feminina é uma organização paramaçônica, com personalidade própria, Estatuto e ideário dos mais sublimes.
Normalmente as Fraternidades são formadas por esposas de maçons, sobrinhas e parentes de maçons. Senhoras e moças do convívio de maçons também podem se integrar.
A organização das Fraternidades Femininas tem sua representatividade em todos os níveis, a exemplo das Lojas Maçônicas, assim, existe uma organização Nacional, Estadual, Regional e Local (de cada Loja). A Diretoria Nacional, as Diretorias Estaduais e os Grão-Mestres Estaduais, estão desenvolvendo todo o apoio necessário para o fortalecimento das Fraternidades Femininas. 
Entende-se que uma Loja Maçônica será sempre mais alegre, pacífica e trabalhadora, com a presença e participação das mulheres. Elas são instrumentos de integração e fortalecimento da Família, instituição considerada a mais importante pela Maçonaria.

As atividades femininas numa Loja Maçônica conscientizam os maçons do papel da mulher na educação, saúde, união e presença cristã nos lares.


sábado, 9 de maio de 2015

HOMENAGEM - DIA DAS MÃES

Rodeado por quatro mães maravilhosas...
Domingão maravilhoso este Dia das Mães.
> Com muito amor e carinho, a todas as Mães do mundo pela passagem deste DIA especial neste segundo domingo de maio.



sexta-feira, 1 de maio de 2015

1º DE MAIO - DIA DO TRABALHADOR

> Como cantaria o grande Gonzaguinha - Luiz Gonzaga do Nascimento Junior -, falecido no dia 29 de abril de 1991:
"Um homem se humilha
Se castram seu sonho
Seu sonho é sua vida
E vida é trabalho
E sem o seu trabalho
O homem não tem honra
E sem a sua honra
Se morre, se mata
Não dá pra ser feliz
Não dá pra ser feliz..."